São Paulo pretende transformar Favela do Moinho em parque 206l2l

2h2q51

Comunidade, que se formou na década de 1990 após a desativação de uma fábrica de processamento de farinha e ração, atualmente abriga cerca de 800 famílias; área é atravessada pelas linhas Rubi e Diamante da TM

  • Por Jovem Pan
  • 23/09/2024 13h45 - Atualizado em 23/09/2024 13h48
  • BlueSky
Divulgação/Governo de SP Favela do Moinho fica entre linhas férreas em operação, embaixo de um viaduto, com um único o

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) de São Paulo revelou planos ambiciosos para requalificar a área da Favela do Moinho, situada na região central da capital paulista. A favela, que se formou na década de 1990 após a desativação de uma fábrica de processamento de farinha e ração, atualmente abriga cerca de 800 famílias. A área é atravessada pelas linhas Rubi e Diamante da TM e recentemente ganhou destaque devido a uma mega operação policial contra o tráfico de drogas. O governo estadual pretende remover as famílias da favela e transferi-las para moradias populares. Para acelerar esse processo, um edital foi aberto para receber propostas até o dia 11 de outubro, visando a rápida entrega dessas novas habitações.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A empresa pública estadual informou que equipes da área social já estão em diálogo com os moradores para realizar o cadastro das famílias e garantir que todas sejam atendidas conforme o projeto avance. Além da transformação da favela em um parque, o projeto inclui a instalação de uma atração turística ferroviária, conhecida como “Trem do Moinho”, e o remanejamento da linha 8 da TM. A linha será desviada, desativando o trecho entre Júlio Prestes e Barra Funda, e uma nova estação, denominada Estação Bom Retiro, será construída.

*Com informações de Soraya Lauand

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para s. Assine JP .