Ataques israelenses contra campos de deslocados em Gaza deixam 40 mortos 2n1j23
2h2q51
Benjamin Netanyahu considera que uma pressão militar aguda forçaria o grupo terrorista a entregar os reféns sequestrados durante o ataque de 7 de outubro de 2023

Vários bombardeios israelenses na Faixa de Gaza mataram pelo menos 40 pessoas nesta quinta-feira (17), incluindo crianças, a maioria em campos de deslocados, informou a Defesa Civil local, no momento em que Israel intensifica a ofensiva no território. O Exército israelense, que não fez comentários sobre os ataques até o momento, intensificou os bombardeios e ampliou as operações terrestres no território palestino sitiado desde a retomada da ofensiva, em 18 de março, que acabou com dois meses de trégua na guerra entre Israel e o grupo Hamas. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, considera que uma pressão militar aguda forçaria o grupo terrorista a entregar os reféns sequestrados durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 em território israelense.
O ataque desencadeou a guerra na Faixa de Gaza, onde Israel lançou uma ofensiva de represália que provocou dezenas de milhares de mortes, o deslocamento da maioria dos 2,4 milhões de habitantes e provocou uma grave crise humanitária. “Pelo menos 16 mortos, incluindo mulheres e crianças, após um bombardeio direto de dois mísseis israelenses contra várias tendas que abrigavam famílias de deslocados, na área de Al Mawasi, em Khan Yunis”, no sul da Faixa, declarou à AFP o porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Bassal. Um pai e seu filho também morreram em um ataque contra uma área de deslocados, perto de Al Mawasi, acrescentou o porta-voz.
Outro bombardeio contra outra tenda de deslocados em Beit Lahia, no norte, deixou sete mortos, afirmou Bassal. Um ataque contra um abrigo improvisado em Jabaliya, no norte, matou pelo menos sete integrantes da mesma família, informou a Defesa Civil em um comunicado separado, que também menciona seis mortes em uma escola utilizada como refúgio. A agência também informou que dois palestinos morreram em ataques de artilharia israelense no bairro de Shujaiya, na Cidade de Gaza.
“Tudo explodiu” 2ab1u
Imagens da AFP mostram tendas incendiadas na área de Al Mawasi após os bombardeios e integrantes da Defesa Civil tentando apagar as chamas. “Estávamos na nossa tenda e, de repente, vimos uma luz vermelha. Depois, as tendas explodiram e pegaram fogo. Tudo explodiu. Corremos para o mar e, de lá, vimos o fogo se propagando de uma tenda para outra. Havia crianças despedaçadas! De que humanidade falam">
Comentários
Conteúdo para s. Assine JP .